HSAMZ Redes Sociais Telefones Envie-nos um email... Visite nosso facebook

Programas

BRINQUEDOTECA

Entre um remedinho e outro, um sorriso estampado no rosto. Pedagogos realizam atividades lúdicas com as crianças internadas e palestras educativas com as mães e acompanhantes.

BANCO DE LEITE

O que é Banco de Leite Humano - É um serviço do Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria que recebe leite de mamães doadoras, aquelas que produzem em excesso, processa este leite e o deixa prontinho para ser consumido por outros bebês cujas mamães não puderam amamentar. O BLH foi inaugurado em janeiro de 2006 e tem como objetivo principal a promoção, proteção e o apoio à prática da amamentação.   Como atua o Banco de Leite - A doadora pode doar diretamente no Banco de Leite com o apoio de uma equipe especialmente treinada para fazer a coleta ou ordenha; no leito da maternidade ou outro setor de internação do hospital ou ainda recebe as informações necessárias e um kit (vidro esterilizado, touca, máscara e copo descartável) para realizar a coleta em casa, com conforto e tranqüilidade. O leite fica no congelador ou freezer até ser colhido pela equipe do Banco de Leite.

CIDADANIA COM SAÚDE

A preopcupação com a sociedade e com o intuito de promover a cidadania através de ações assistenciais de saúde e promoção social. O Projeto “Cidadania com Saúde” é desenvolvido em localidades e bairros do município de Bragança, através de parceria com órgãos governamentais e não governamentais, voluntários, colaboradores, líderes comunitários e agentes comunitários de saúde, suas atividades englobam consultas médicas, de enfermagem, atendimento odontológico, exames laboratoriais, imunização, teste do pezinho, palestras educativas, campanhas de prevenção a doenças e expedição de documentos.
Através destas atividades o HSAMZ busca cada vez mais estar inserido no comunidade com atividades extra muros, tornando-se referencia em medicina familiar e apoio a sociedade.

NUVE

O HSAMZ possui um Núcleo de Vigilância Epidemiológica que tem como objetivo elaborar, implementar e manter o sistema de busca ativa para detecção de doenças de notificação compulsória (DNC), atendidas na unidade, bem como realizar a notificação imediata para doenças que necessitam de ações de controle e investigação, segundo as normas e procedimentos estabelecidos pela Secretaria de Vigilância em Saúde.
O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia também tem a função de acolher, orientar o paciente e /ou acompanhante quanto às doenças, monitorar a aplicação de tratamento supervisionado, além de organizar e implementar as medidas de controle e Educação em Saúde.

PROJETO NASCER

Com o objetivo de reduzir a transmissão vertical de HIV e a mobimortalidade associada a Sifilis Congenita, estabelece testagem para HIV no período pré-parto para 100% gestantes atendidas no HSAMZ, no ano de 2012 foram realizados 1.924 testes para HIV/Sifilis, sendo diagnosticados 09 positivos para HIV e 43 para Sifilis.

PROAME

Com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, assim contribuindo para a diminuição da mortalidade infantil, o PROAME do HSAMZ vem fazendo um trabalho de conscientização das mães para esta atitude de amor, com palestras de nutricionistas, enfermeiros e outros profissionais da saúde, e com acompanhamento mensal dos bebês inscritos no programa.
Os que permanecem no aleitamento materno exclusivo até o 6° mês de vida, conseguimos a redução das incidências de doenças alérgicas, diarreias, diminuição do número de internações hospitalares, infecções respiratórias.

IHAC

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.
Ao assinar, em 1990, a Declaração de Innocenti, em encontro em Spedale degli Innocenti, na Itália, o Brasil, um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC, formalizou o compromisso de fazer dos Dez Passos uma realidade nos hospitais do País. Em março de 1992, o Ministério da Saúde e o Grupo de Defesa da Saúde da Criança, com o apoio do UNICEF e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), deram os primeiros passos.
A IHAC soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM/MS), coordenado pelo Ministério da Saúde para:
  • informar profissionais de saúde e o público em geral;
  • trabalhar pela adoção de leis que protejam o trabalho da mulher que está amamentando;
  • apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno;
  • combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem como bicos, chupetas e mamadeiras.

Outros Serviços

Odontologia

Nutrição

Fonoaudiologia

Psicologia

Fisioterapia

Terapia renal substitutiva